Cidade com Coração comemora Dia Internacional do Voluntário
29 November 2005, 10:14
by Natal Voluntários

No Dia Internacional do Voluntário, 5 de dezembro, organizações e empresas de Natal o papel dos voluntários nas transformações sociais e planejam formas de envolvê-los ainda mais em causas de interesse público.

O encontro “” está sendo organizado pelo Natal Voluntários, que desde 2000 atua promovendo o voluntariado e a responsabilidade social empresarial.

A do evento é composta de duas partes: uma apresentação das ações do Natal Voluntários para o Fortalecimento do Terceiro Setor por meio do Voluntariado Comunitário e um debate entre os participantes, que deverão apresentar propostas de articulações e planejar ações colaborativas para 2006 – priorizando-se os oito Objetivos do Milênio. Os principais problemas da cidade apontados e as ações sugeridas nas Mesas de Trabalho do “I Seminário sobre os Objetivos do Milênio na Comunidade” serão apresentados e subsidiarão o debate.

O Natal Voluntários busca, sobretudo, a formação de uma da sociedade civil. Uma sociedade civil que se perceba como responsável por essa ordem social que aí está e por isso mesmo se sinta capaz de transformá-la. A idéia central é despertar nas pessoas, em todos os segmentos da sociedade, a consciência e o sentimento da cidade como sendo sua, mostrando que a possibilidade de transformação está no próprio cidadão, levando sua indignação para a ação, para a participação.

Nos últimos três anos de sua atuação, o Natal Voluntários tem procurado difundir uma participativo, colaborativo e comunitário, que vai além dos muros das organizações sociais e age diretamente nas causas e na comunidade, onde estão os maiores problemas – aqueles não institucionalizados, ainda não identificados pelos sistemas formais ou simplesmente negligenciados pela sociedade.

O Natal Voluntários baseia-se no , e acredita  que cada cidadão tem a responsabilidade de participar da solução de seus problemas e tem capacidade de influir na sua realidade, fazendo tudo que está a seu alcance, até esgotar sua máxima possibilidade de atuação, devendo recorrer a uma instância superior, ou seja, buscar um subsídio, apenas quando se esgotarem todas as suas potencialidades.

Esse modelo de voluntariado levou Natal a receber o título de Cidade com CoraçãoNatal permanece como única cidade do Brasil a ter o título de Cidade com Coração.

O Natal Voluntários irá entregar, às organizações do terceiro setor previamente inscritas no Encontro, o livro “Responsabilidade Social e 3º Setor: as grandes  lideranças empresariais e sociais em Natal”, com o objetivo de compartilhar ainda mais os conhecimentos adquiridos e as experiências que conheceu por meio dos Fóruns de Responsabilidade Social. O livro, publicado em agosto deste ano, contém 22 artigos provenientes das palestras, com experiências de ONGs, projetos sociais de Empresas e artigos sobre Responsabilidade Social e Terceiro Setor.
 

Informações para Imprensa: 84 8815 2062 / 84 3211 1527

Serviço: Dia Internacional do Voluntário

  • Encontro “O Fortalecimento do Terceiro Setor por meio do Voluntariado Comunitário”
  • Data: 5 de dezembro de 2005, segunda-feira.
    Horário: 17 às 19 horas
  • Local: SEBRAE/RN - Av. Lima e Silva 76, Lagoa Nova, Natal.
    Natal Voluntários

centro@natalvoluntarios.org.br
www.natalvoluntarios.org.br
Av. Rodrigues Alves  871  Tirol
59020 200    Natal  RN    Brasil
55  84   3211 1527  fone
55  84   3211 5624  fax

From: IVD 2005 Blog



This page can found at: http://www.worldvolunteerweb.org/browse/countries/brazil/doc/cidade-com-coracao-comemora.html