World Volunteer Web Home  
Volunteerism worldwide: News, views & resources
  Home   About us   Contact us   Contribute   Search   Sitemap 
 
Dia V 2005 deve envolver 60 mil voluntários em todo o Brasil
01 December 2005

Contagem, Brazil: É com grande expectativa que alunos e professores da Escola Estadual Dom Bosco aguardam o primeiro domingo de dezembro. Nessa data receberão cerca de 60 funcionários da Vallourec & Mannesmman mobilizados para a realização de ações voluntárias na escola localizada na Vila Dom Bosco, em Contagem.

Essa iniciativa faz parte das atividades do DIA V 2005, Dia do Voluntariado, criado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) em 2001 e promovido anualmente. A data é um marco do voluntariado, quando empresas, ONG´s, governo e cidadãos se reúnem em 24 horas de ações que beneficiam a comunidade. “Trata-se do maior evento de promoção e mobilização para o voluntariado do país”, afirma a coordenadora do Núcleo de Voluntariado Empresarial da entidade, Marisa Resende.

São pequenas ações que fazem toda a diferença para a comunidade que é beneficiada. No caso das ações propostas pela Vallourec & Mannesmman, a escola receberá cuidados que irão proporcionar mais conforto aos alunos, além de um ambiente mais seguro e agradável. Até 4 de dezembro haverá colocação de telas e grades, aterro para plantio de grama e acerto do lote e, no DIA V, as ações serão finalizadas com ornamentação dos jardins, plantio de grama, reparos na rede elétrica, substituição de vidros quebrados, reforma do almoxarifado e pintura de paredes, grades e portões.

A empresa firmou parcerias para que os alunos e seus familiares também tenham acesso à emissão de documentos, corte de cabelo, aferição de pressão arterial, palestras sobre saúde e relacionamento familiar, além da apresentação de uma peça teatral sobre meio ambiente e coleta seletiva.

Para a assistente social da Vallourec & Mannesmman, Mara Antunes, “há muitos funcionários que não definem nem a área em que irão colaborar simplesmente porque estão disponíveis para tudo. É interessante observar como a solidariedade supera qualquer parâmetro social, vai além da capacitação. Um exemplo é a equipe formada pelos nossos médicos que irá pintar as paredes da escola no dia 4”. A meta para este ano é ampliar o alcance do DIA V, com previsão de envolver 60 mil voluntários em 150 municípios de todo o país. “Mobilizar cada vez mais voluntários, envolver novos parceiros e propiciar a continuidade das ações devem ser nossas principais motivações para este e os próximos anos. O DIA V pode ser o começo de uma transformação real, capaz de mudar a face desigual da nossa sociedade”, afirma Marisa Resende.

Inscrições abertas - As inscrições de comitês de mobilização e ações voluntárias para o Dia V 2005 podem ser feitas por meio de formulários disponíveis no site www.fiemg.com.br/cidadania.