World Volunteer Web Home  
Volunteerism worldwide: News, views & resources
  Home   About us   Contact us   Contribute   Search   Sitemap 
 
Voluntários da Vale organizam DIA V em Minas Gerais
01 December 2005

Minas Gerais, Brazil: Os empregados da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) estão preparando mais de 70 ações sociais para marcar o Dia V 2005 em Minas Gerais. Doação de livros, roupas, brinquedos e alimentos, atividades de lazer, cultura e esportes, oficinas de informática e de artesanato, pintura e reforma de creches e asilos, consultas médicas e palestras preventivas de saúde são algumas das ações previstas, que devem mobilizar cerca de 4 mil voluntários em todo o estado.

No domingo, 4 de dezembro, empregados, prestadores de serviços, familiares e amigos atuarão em 18 municípios mineiros da área de influência da Vale. A mobilização para o Dia V faz parte do Programa Voluntários Vale, criado pela Fundação Vale do Rio Doce (FVRD) para estimular a solidariedade e apoiar ações dos empregados da companhia em benefício de suas comunidades. Ao todo, as atividades programadas até agora deverão beneficiar, pelo menos, 25 mil pessoas.

E, a partir de 2005, como parte do apoio da Fundação, os voluntários passam a contar com uma apólice de seguro, que abrange inclusive riscos de terceiros. Isto significa que, ao sair para alguma ação, o Voluntário Vale tem cobertura não apenas no caso de sofrer algum acidente, mas também para algum dano que venha causar. Se ele quebrar um vidro da escola que estiver pintando, por exemplo, o seguro paga. E isso funciona não só para quem é empregado da Companhia, como também para outras pessoas que atuem em atividades coordenadas pelos Comitês Voluntários Vale. Mas, para que isso funcione, todos precisam ter assinado o Termo de Adesão, previsto na Lei do Serviço Voluntário.

Voluntariado na Vale

Dedicar parte de seu tempo, habilidade e talento para melhorar a qualidade de vida da comunidade é algo que muita gente, dentro da Vale, já vem fazendo há algum tempo. Por iniciativa própria, individualmente ou em grupos, os empregados atuam em áreas como as de Assistência Social, Educação, Cidadania, Cultura, Saúde e Meio Ambiente e participam de campanhas diversas.

Essas ações são apoiadas pela Fundação, que oferece suporte técnico por meio de uma consultoria on-line e de uma rede de comunicação para que os envolvidos com as iniciativas possam trocar idéias e informações. E, a cada ano, o Programa Voluntários Vale recebe mais adesões. Hoje, no país, a empresa contabiliza 2.100 empregados e 2.850 familiares e amigos como voluntários. O Programa Voluntários Vale conta com 17 comitês nos estados da Bahia, Espírito Santo, Pará, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Sergipe e Mato Grosso do Sul.

Mobilização começou em Minas 

O Dia V, que acontece todo primeiro domingo de dezembro, é o maior evento de voluntariado organizado por empresas do Brasil e um dos maiores do mundo. Ele teve início em Minas Gerais em 2001, por iniciativa da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e com a participação da Vale do Rio Doce e de outras grandes empresas no estado.

Mas, em 2004, o Dia V ultrapassou as fronteiras de Minas Gerais. Por acreditar que o espírito solidário e participativo é um importante parceiro da sociedade na busca da melhoria da qualidade de vida no Brasil, no ano passado a Vale levou o Dia V para outros estados onde atua. Do norte ao sudeste do país, 4.950 voluntários e 113 grupos de trabalho realizaram 361 ações em 40 cidades de oito estados brasileiros. As atividades mobilizaram 276 parceiros e atingiram mais de 39 mil pessoas.

E, no final de 2004, empregados da Vale e de empresas amigas realizaram o Natal nos Trilhos e levaram alegria para 10 mil crianças, com a distribuição de brinquedos para famílias de comunidades localizadas ao longo da Estrada de Ferro Carajás.

Novamente em 2005 serão realizadas ações sociais em todos os estados onde a Vale mantém atividades operacionais: Minas Gerais, Pará, Maranhão, Rio de Janeiro, Sergipe, Espírito Santo, Bahia e Mato Grosso do Sul.