Diálogo Nacional Sobre o Voluntariado en Moçambique
29 November 2006
by Ana Lisa Silva

Maputo, Mozambique: Moçambique tem uma longa tradição de Voluntariado. É parte de uma maneira tradicional de compartilhar e chegar àqueles que mais necessitam, particularmente nas comunidades rurais.

Estima-se que mais de 200 organizações estão envolvidas no Voluntariado, criando oportunidades para mais de 10.000 voluntários em áreas como prestação de serviços de saúde, humanitários e de educação, particularmente nas províncias e distritos.

Para atingir os objectivos nacionais de desenvolvimento e os Objectivos De Desenvolvimento do Milénio (ODMs), a capacidade global, particularmente os recursos humanos, a níveis nacional, provincial, e sectorial, continua a ser um grande desafio e exige um diferente conjunto de estratégias e novas ideias que permitam ao Governo e outros interessados nacionais (Sector Privado, Sociedade Civil, ONG’s etc.) prestar serviço efectivo ao país.

Uma das principais estratégias para enfrentar os desafios da capacidade é examinar e utilizar os recursos humanos existentes ou disponíveis dentro do país. Contudo, promovendo um ambiente capaz (em termos de políticas, de quadro legal, cultural etc.) assim como estabelecer os mecanismos necessários de implementação, são condições prévias para dar resposta e facilitar a mobilização da capacidade humana.

Olhando para a história de Moçambique, uma abordagem que poderia ser utilizada para abordar os desafios de capacidade dentro do país seria através do voluntariado. Há muito que se chegou à conclusão de que o voluntariado reforça o desenvolvimento de capacidades através de melhor participação, melhorando a responsabilização, promovendo a boa governação, e assegurando a sustentabilidade.

É neste contexto que um grupo de instituições do governo e organizações nacionais e internacionais pretendem realizar, de 5 à 7 de Dezembro de 2006, um Diálogo Nacional Sobre o Voluntariado ser realizado na cidade de Maputo. No dia 9 de Dezembro realizar-se-á uma Feira do Voluntário.

O Diálogo Nacional Sobre o Voluntariado tem como objectivos:

  • Facilitar o diálogo entre o governo, a sociedade civil, os media, os doadores e a academia acerca da natureza do voluntariado em Moçambique e o seu papel potencial para dar resposta aos desafios essenciais do desenvolvimento no país.
  • Identificar e propor políticas específicas, arranjos institucionais e práticas que possam efectivamente promover o voluntariado em Moçambique - conduzindo a um Plano Nacional de Voluntariado.
  • Identificar o papel de vários actores, incluindo o governo, a sociedade civil, o sector privado e os doadores no desenvolvimento e sustentabilidade de um Centro Nacional De Voluntários.
From: UN Volunteers Mozambique



This page can found at: http://www.worldvolunteerweb.org/browse/countries/mozambique/doc/dialogo-nacional-sobre-o.html