World Volunteer Web Home  
Volunteerism worldwide: News, views & resources
  Home   About us   Contact us   Contribute   Search   Sitemap 
 
Ação treina professores para divulgar ODM
06 June 2005

São Paulo: Divulgar os oitos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) através do treinamento de professores de escolas públicas. Essa é a idéia de uma ação desenvolvida pela organização não-governamental Conexão — Serviço de Integração Social, em parceria com a Faça Parte – Instituto Brasil Voluntário. Em quase um ano de funcionamento, o programa já treinou 140 professores em diversas cidades de São Paulo. A iniciativa agora está se concentrando em Santos e Cubatão, no litoral sul do Estado.

A ação teve início em agosto do ano passado, nas cidades de Carapicuíba e Barueri. Nessa primeira etapa, receberam treinamento até dezembro 90 professores de escolas públicas da região. De acordo com a proposta do programa, foi distribuído para os docentes um material informativo sobre os Objetivos do Milênio. A partir disso, cada professor desenvolveu em sua escola propostas de trabalhos junto a seus alunos.

Segundo o coordenador da Conexão - parceiro há três anos do Programa dos Voluntários das Nações Unidas (UNV) -, Roberto Carlos Felício, a idéia é divulgar os Objetivos do Milênio e conscientizar a comunidade da importância de ações de desenvolvimento. “O aluno deve tomar a responsabilidade pela sua comunidade e se tornar um agente crítico”, diz.

Os trabalhos desenvolvidos pelas escolas abordaram temas relacionados às metas traçadas pela ONU, como combate à fome e à pobreza, preservação do meio ambiente, redução da Aids, incentivo à educação e valorização da mulher, entre outros assuntos.

Após a experiência em Carapicuíba e Barueri, o programa foi lançado em janeiro deste ano em Santos e Cubatão, reunindo mais de 50 professores de dez escolas da região. Segundo Felício, o plano inicial era atingir 90 escolas na Baixada Santista, meta não alcançada devido à falta de apoio e recursos.

Mesmo assim, o projeto deve ainda ser estendido a outras cidades paulistas. De acordo com o Felício, o treinamento de professores deverá realizado ainda este ano em escolas de Mogi das Cruzes e Barueri, ambas na Grande São Paulo. O coordenador destaca que o programa tem como proposta final fornecer diretrizes às políticas públicas dos governos municipais, contribuindo para que o país atinja os Objetivos do Milênio.

From: PNUD Brazil