World Volunteer Web Home  
Volunteerism worldwide: News, views & resources
  Home   About us   Contact us   Contribute   Search   Sitemap 
 
Brasil mobiliza mais de 17 mil no Dia Global do Voluntariado Jovem
20 April 2004

Sao Paolo: Superando as expectativas, em 2004 o Brasil mobilizou mais de 17 mil jovens nas ações que envolveram o Dia Global do Voluntariado Jovem - DGVJ. Até o momento foram registradas, pelo Natal Voluntários, que coordena nacionalmente o evento, mais de 360 diferentes ações em todo o país.

"Esses números expressam o desejo e o potencial de engajamento dos jovens brasileiros em transformar a cada dia o nosso país em um lugar melhor para se viver", declara Mônica Mac Dowell, presidenta do Natal Voluntários. Tanto que nos três dias do DGVJ de 2004, 16, 17 e 18 de abril, os registros triplicaram, se comparados com os do ano anterior. E a expressividade é ainda maior se pensarmos na meta de cinco mil jovens, estipulada pela Youth Service America - YSA e Global Youth Action Network, organizações que articulam o evento em nível mundial.

O Presidente Lula divulgou uma carta especial reconhecendo o Dia Global e convocando os brasileiros a aderirem ao movimento. Além da UNESCO que apoiou institucionalmente,e da INFRAERO que distribuiu todo o material de divulgação, nas capitais brasileiras.

Apenas no Rio Grande do Norte foram contabilizadas 160 ações, sendo 70 no interior do estado, com o envolvimento de 8,200 jovens voluntários, que assim como nos demais estados, identificaram as necessidades locais, idealizaram e planejaram as ações e as colocaram em prática nos dias do evento.

Em Natal, a professora Carlinda, da escola João Fernandes Machado, acredita que o voluntariado permite ao educador "dar uma aula diferente, não só com quadro e giz, mas de cidadania, participação e ética na prática". Os alunos participaram de um dia de melhorias na escola e Gabriela, aluna de 17 anos, afirma que esse tipo de ação "é uma oportunidade de os alunos aprenderem a crescer junto com a escola".

Outros estados se destacam pela quantidade de ações desenvolvidas como Ceará (60), Paraná (52) e São Paulo (30). Além do envolvimento do Amapá, Rondônia, Amazonas, Maranhão, Minas Gerais, Tocantins e Espírito Santo, que participaram pela primeira vez do DGVJ. Em vários estados comitês foram formados para apoiar a articulação local.

Na Bahia, Iolanda Sepúlveda, coordenadora do núcleo da cidade de Itaberá, destacou as palestras realizadas por Jonates Santos, de apenas 14 anos e estudante da oitava série, como sendo importantes para a conscientização da comunidade.

Jason Cristiano Rodrigues, do Grupo de Voluntários Cidadania, de Curitiba, ficou bastante impressionado com a repercussão do Dia Global na mídia local, que ajudou a valorizar as ações, ampliando a adesão das atividades em sua cidade.

Mac Dowell acredita que grande parte desse sucesso se deve aos apoios recebidos pelo movimento em todo o Brasil, como da cantora Maria Rita, estrela do comercial do Voluntariado Jovem, veiculado nacionalmente, e criado voluntariamente pela McCann-Erickson, e produzido pela Produtora Associados.

Outro exemplo de apoio à causa, veio de um dos mais importantes cartunistas do país. Maurício de Souza produziu quadrinhos especiais com a Turma da Mac Dowell convocando a juventude brasileira a participar dos eventos.

No restante do mundo não foi diferente, a YSA registrou mais de quatro milhões de voluntários engajados em pelo menos 117 países, sendo três milhões só nos Estados Unidos, onde o evento foi criado. Outros um milhão de jovens em países como França, Peru, Colômbia, China, Japão, Índia, Taiwan, África do Sul, Iraque, Afeganistão e muitos outros, também realizaram atividades voluntárias.

De: Natal Voluntários