World Volunteer Web Home  
Volunteerism worldwide: News, views & resources
  Home   About us   Contact us   Contribute   Search   Sitemap 
 
Programa TEMPO é apresentado na sede do Programa de Voluntários das Nações Unidas
07 September 2004

Natal: O TEMPO foi considerado pelas Nações Unidas como um dos projetos de voluntariado mais inovadores do mundo e já promoveu 4 ações, sendo a última delas uma Campanha de Conscientização sobre os Objetivos do Milênio realizada no último dia 14 de agosto em parceria com a ONU.

Segundo Richard Huber, coordenador do Programa Caring Cities da ONU e convidado especial do 4º TEMPO, o evento foi importante não só para Natal mas para a comunidade internacional que está em busca de maneiras inovadoras de trazer os objetivos do milênio para uma linguagem local.

Os aspectos mais inovadores do TEMPO segundo o coordenador da ONU foram:

  1. A quantidade de parceirias envolvendo grande número de empresas patrocinadoras e apoiadoras, organizações participantes, outras ONGs especialistas em diversas áreas, órgãos governamentais, grupos de jovens e escolas;
  2. Personalização dos Objetivos: o evento trouxe para o âmbito individual as possibilidades de participação;
  3. A forma lúdica e envolvente como foi apresentado, atingindo quase 1000 voluntários entusiasmados com a programação;
  4. Voluntariado como tema transversal e possível de ser abraçado por todos: pessoas, inclusive aquelas que nunca foram voluntárias, assim como Organizações e empresas em parceria com a sociedade civil.

Dentro dos objetivos da UNV está a disseminação de experiências de voluntariado nas mais diversas partes do mundo para serem replicadas. Um dos assuntos tratados por William Andrianasolo, coordenador de pesquisa e desenvolvimento do UNV, com Mônica Mac Dowell, presidente do Natal Voluntrários, foi a possibilidade de o Portal das Nações Unidas incluir uma área para divulgar as experiências dos Centros de Voluntários do Brasil. Iniciando essa idéia, o Programa TEMPO será divulgado mundialmente na próxima publicação do UNV.

O convite de Douglas Evangelista, Diretor para América Latina e Caribe do Programa de Voluntários das Nações Unidas (UNV), para o Natal Voluntários teve também o objetivo de preparar o Natal Voluntários para o trabalho que a ONG vai desenvolver nos próximos 4 anos com relação à disseminação dos Objetivos do Milênio em Natal.

O UNV acompanhará as ações do Natal Voluntários, a começar pela regulamentação da Lei do Certificado de Estudante Voluntário que o Natal Voluntários estará discutindo nesta semana com a Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte, que deverá incorporar os Objetivos do Milênio.

Os Objetivos do Milênio são um compromisso dos países-membros da ONU com o mundo. São 8 objetivos que os países decidiram se dedicar para tentar resolver alguns graves problemas da humanidade.

Programa de Voluntários das Nações Unidas é o órgão da ONU responsável pela promoção do voluntariado, mobilização de pessoas, disseminação de conhecimento e informações, campanhas, formação de redes de cooperação, assim como procura influenciar as políticas públicas no sentido da obtenção de resultados sustentáveis. Administrado pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), o UNV reconhece o voluntariado como um dos mais importantes movimentos que contribuem para o desenvolvimento social e econômico dos países.

O Natal Voluntários é uma organização não-governamental, sem fins econômicos e apartidária, que tem a função de promover, disseminar e valorizar o exercício da cidadania e da solidariedade, além de estimular a articulação entre os diversos setores da sociedade. Tem por missão ajudar pessoas, organizações e empresas a contribuírem efetivamente para melhoria da qualidade de vida do Rio Grande do Norte, fortalecendo e promovendo a ação voluntária e o investimento social privado.

O Programa TEMPO visa a conscientizar e estimular a participação das pessoas na solução dos problemas comunitários. É uma alternativa de Voluntariado que se encaixa para quem não pode fazer uma atividade de forma regular.

O TEMPO é patrocinado pela Rede Cabugi de Comunicação, Cosern, Varig, Sebrae, conta com o apoio da SEI Medical Care e a colaboração do Camarões Restaurante, WSO Multimídia, VR Entregas e Auditmídia.